Linguagem
Problemas de Linguagem em Crianças
Disfunção da Comunicação
As crianças com disfunção comunicativa não conseguem transmitir a informação a outra pessoa ou a grupos de pessoas.
Este diagnóstico é característico, normalmente, no autismo, na deficiência mental profunda e noutros síndromes...
Atraso de Desenvolvimento da Linguagem (ADL)
É uma condição em que o nível da linguagem da criança é coincidente com o de uma criança mais nova. Este diagnóstico é utilizado até aos 6 anos, pois este é a faixa etária que se dá o desenvolvimento da linguagem. (Morris, 2005)
Algumas possíveis causas:
- Perda auditiva total ou parcial;
- Problemas neurológicos;
- Atraso psicomotor;
- Deficiência mental;
- Hereditariedade;
- Falta de Estimulação;
- Bilinguismo: a criança aprende uma segunda língua sem dominar a materna;
- Alguns casos de autismo
Perturbações da Linguagem
Este diagnóstico ocorre em crianças em idade escolar que apresentam dificuldades em todas as componentes da linguagem.
Perturbação Específica da Linguagem (PEL)
Nas crianças com PEL a linguagem não evolui segundo os parâmetros normais de desenvolvimento e habitualmente apenas uma ou duas áreas da linguagem encontram-se afectadas.
Afasia do Desenvolvimento
É uma alteração adquirida da linguagem e/ou da comunicação, sendo esta, uma consequência de uma lesão cerebral. Uma criança portadora deste tipo de perturbação não apresenta etapas de desenvolvimento linguístico homogéneo, tanto na expressão como na compreensão da linguagem.

Sinais de Alerta em Crianças
0 - 6 Meses
- Não reage aos sons;
- Não vocaliza;
- Bebé silencioso
6 - 12 Meses
- Não reage a sons;
- Não emite padrões de entoação;
- Não vocaliza;
- Não faz lalação;
1 aos 2 Anos
- Não diz palavras;
- Não reconhece o nome;
- Não conhece as funções dos objectos do dia-a-dia;
- Não usa gestos;
2 a 3 Anos
- Não diz o seu próprio nome;
- Não reconhece objectos;
- Não cumpre ordens simples;
- Não utiliza palavras, nem gestos para satisfazer as suas necessidades;
- Usa palavras sem sentido;
- Não está atento ao que lhe dizem;
3 aos 4 Anos
- Não compreende frases com três palavras;
- Não cumpre ordens;
- Não reconhece a função dos objectos;
- Não descreve acontecimentos;
4 aos 5 Anos
- Não constrói frases;
- Não reproduz histórias ou acontecimentos
- Não obedece a ordens;
- Tem dificuldades em identificar rimas e aliterações
5 aos 6 Anos
- Tem dificuldades em construir frases corretas;
- Discurso incoerente;
- Dificuldades em identificar erros gramaticais.